JN_C1332-660x440
Quatro jogadores do Franca Basquete são escolhidos para a Seleção da LDB

13/09/2016

O Franca Basquete teve quatro de seus jogadores eleitos para compor a Seleção da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2016.

Campeão invicto do torneio nacional sub-22, o elenco francano se destacou durante toda a competição e conquistou nove vitórias consecutivas.

Com atuação irreparável, Alexey Borges, Antônio Elpídio, Cassiano Bueno e João Pedro Demétrio ficaram entre os principais nomes do campeonato, em escolha realizada pela Liga Nacional de Basquete.

Confira o que foi dito de cada um deles:

Alexey Borges (Sesi-SP/Franca Basquete) – 21 anos – Armador
Ele destoou, e muito, nesta LDB. Responsável por pensar e criar o jogo do campeão invicto desta edição, Franca Basquete, Alexey não encontrou ninguém capaz de pará-lo na competição e fez um campeonato digno de MVP, e mais: digno de jogador adulto e profissional.
Quem assistiu às partidas pôde ver o quão superior o armador foi em relação aos adversários, com uma velocidade, leitura de jogo e personalidade impressionantes perto dos demais. Nos números, o atleta de 21 anos também não decepcionou: sólidas médias de 11,3 pontos, 3,5 rebotes, 4,7 assistências (líder da LDB) e 15,4 de eficiência.
Na atual edição, o jogador quebrou seu recorde pessoal de pontos na LDB ao registrar 24 no jogo contra o Flamengo na Série Ouro, e de eficiência, com o “quase triplo-duplo” na fase de grupos contra o Ginástico/Olympico – 15 pontos, 11 assistências, nove rebotes e 32 de eficiência.
Além disso, foi o grande destaque do Franca na “final” contra o São José na rodada final da Série Ouro, com nada menos que 19 pontos, cinco assistências e 20 de eficiência. Certamente, a atuação na partida do título veio como a “cereja” do lindo bolo que foi para ele esta LDB. Por mais que não tenha sido o MVP, Alexey merece muitos aplausos.

João Pedro Demétrio (Sesi-SP/Franca Basquete) – 21 anos – Pivô – MVP da Série Ouro
MVP é MVP. Eleito o Jogador Mais Valioso da Série Ouro da LDB, o pivô João Pedro Demétrio, de 2,09m de altura, do campeão Franca Basquete, teve todos os méritos para conquistar as glórias que conquistou, e tem lugar merecidíssimo na posição 5 da Seleção da edição 2016 do maior campeonato de base do basquete brasileiro.
Em sua quarta participação na LDB, João Pedro não precisou somar suas melhores médias da carreira para ser confirmado como MVP da Série Ouro. Com domínio nas áreas pintadas em São Bernardo do Campo (SP), o atleta somou médias de 10,8 pontos e 10,1 rebotes nas cinco últimas partidas e faturou o merecido troféu após o título.
Apesar de ter características e até mesmo sotaque francano, João Pedro é natural de Santos (SP), mas por estar na Capital do Basquete desde 2011, passou a adotar o estilo puramente de Franca, com a bola nas mãos e também na vida. “Jay”, como é conhecido, é um pivô completo, com força física e ótima técnica, capaz de fazer ganchos e bandejas com as duas mãos, além de um ótimo tempo de bola nos rebotes.
No total, João Pedro finalizou a LDB 2016 com média de 10,2 pontos e 9,1 rebotes (4ª melhor da competição), 1,44 tocos (3º melhor) e 16,5 de eficiência, o maior índice do Franca Basquete e o quarto melhor de todo o campeonato. Na partida contra o São Bernardo, Jay deu sonoros sete tocos e igualou o recorde da história da LDB, que pertencia a Bruno Caboclo, ex-Pinheiros, hoje atleta do Toronto Raptors (NBA).

Cassiano (Sesi-SP/Franca Basquete) – 19 anos – Armador
A força do elenco certamente é o maior trunfo do campeão Franca Basquete. E dos homens que vêm do banco, Cassiano é um dos mais efetivos. Com 19 anos, o armador, nascido em Porto Alegre (RS) se sobressai por sua incrível força e explosão física, além de uma técnica que vem sendo melhorada a cada ano.
Na defesa, Cassiano é um verdadeiro “carrapato”, um terror para qualquer armador que vá levar a bola. Se ele está te marcando, não terá paz. Essas características fazem com que o técnico Daniel Wattfy o use efetivamente no time Sub-22, muitas vezes ao lado do também armador Alexey, e também na equipe adulta, comandada pelo ex-armador Helinho Garcia.
Os números não são algo que chamam tanto a atenção no jogo de Cassiano, pois sua efetividade está em fundamentos que não aparecem na estatística. Como por exemplo uma ótima penetração em direção à cesta, visão de jogo apurada, e, como já foi citado, uma defesa literalmente sufocante. Aos 19 anos, Cassiano ainda tem idade para disputar mais três LDB’s. Portanto, sabe-se lá aonde esse garoto pode chegar.

Antonio Elpídio (Sesi-SP/Franca Basquete) – 22 anos – Ala
Jogador mais experiente do elenco do campeão Franca Basquete, Antonio, de 22 anos, foi dominante nesta edição da LDB. Com ótimo arremesso de fora e uma força física impressionante, o camisa 11 francano foi como um “rolo compressor” na competição e por isso ganhou um lugar na Seleção do campeonato.
O ala de 2,00m de participou de sua quinta edição da LDB e, nesta, somou sua melhor média de pontos na história: 13,7 por jogo. Na Série Ouro, teve grandes atuações e acumulou 14,6 pontos por partida. Nascido em Franca (SP), Antonio conquistou seu primeiro título de nível nacional com a camisa de sua cidade natal e se mostrou ainda mais preparado para a temporada do NBB CAIXA que está por vir.

COMPARTILHAR  

NOTÍCIAS