coletiva
Aluno de moda da Unicesumar cria novo uniforme do Franca Basquete

03/11/2016

O Franca Basquete definiu o novo uniforme para a temporada 2016/2017. A novidade veio através da parceria da Unicesumar, que é co-patrocinadora do clube, com o time. Juntos promoveram um concurso entre os acadêmicos do curso de Design de Moda da modalidade EAD (Educação a Distância) e presencial da instituição de ensino.

coelho 2

De acordo com a coordenadora do curso de moda, professora Sandra Franchini, a iniciativa uniu a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos. “A dinâmica desafiou os alunos, pois além de colocar em prática tudo o que já aprenderam durante o curso, ainda tiveram que estudar as características do time e da modalidade esportiva para seguir o tema proposto”, diz.

Mais de 40 modelos foram criados pelos alunos, sendo 10 selecionados pela coordenação do curso de moda. Os projetos das peças foram encaminhados para Franca/SP e, através de votação entre jogadores e comissão técnica da equipe, o time escolheu o novo uniforme. O trabalho escolhido foi o do Scharlles Ghizoni, estudante do primeiro ano do curso de moda do polo da Unicesumar de Cascavel/PR.

Para Ghizoni, é um privilégio assinar o uniforme do time de basquete de Franca. “É sempre um desafio poder colocar em prática tudo o que aprendemos no curso. E ter a oportunidade de participar de um projeto como esse e, principalmente, assinar o uniforme de um time que possuiu uma representação forte no país como o Franca Basquete é gratificante”, afirma.

Segundo o gestor técnico, administrativo e de projetos do Franca Basquete, Lula Ferreira, a iniciativa proporcionou maior credibilidade e profissionalização do clube. “O uniforme é uma identidade visual de extrema importância, pois marca na mente de todos os torcedores a imagem que o clube quer passar. Por isso, ter um uniforme desenvolvido por futuros profissionais da área de moda eleva o padrão do produto. Foi uma ação inédita que, com certeza, aproxima ainda mais as duas entidades”, analisou.

O uniforme

coelho

Para desenvolver a peça, Ghizoni priorizou o atleta. A questão ergonômica veio em primeiro lugar com a intenção de garantir maior liberdade aos movimentos. A dissipação térmica não ficou de lado. Foram criados recortes localizados em áreas de maior calor corporal com tecidos transpiráveis para melhorar a ventilação. A gola também possuiu um diferencial, pois foi projetada para ficar com a base reta, proporcionando maior conforto ao atleta. Além disso, possui ainda um detalhe em cor contrastante nas extremidades e costuras reforçadas para maior resistência da peça.

Claro que a menção à modalidade do esporte não ficaria de fora. Respeitando as cores do clube, foram adicionados elementos modernos de grafismos em forma de linhas geométricas, lembrando as linhas de uma bola de basquete, que proporcionaram efeitos de dinamismo e versatilidade ao design final do uniforme.

O modelo será instituído como oficial do time de Franca durante o campeonato nacional e vai representar toda a trajetória da equipe mais tradicional do basquete brasileiro. Além de vestir os atletas, as peças também estarão à venda nas lojas oficiais do clube, tanto física, como online.

COMPARTILHAR  

NOTÍCIAS