SITE OFICIAL DO MAIOR CLUBE DE BASQUETEBOL DO BRASIL
A CIDADE DO BASQUETE



Uma cidade movida pela paixão ao basquete. É assim Franca, cidade de mais de 300 mil habitantes, situada no nordeste do estado de São Paulo, a 400 Km da capital. É uma cidade de clima agradável, com gente simpática e hospitaleira. Fundada em 03/12/1805, sua principal fonte de renda na época era o café e a mineração de diamantes. A indústria calçadista ganhou força ao longo dos anos, fazendo Franca se tornar a capital do calçado masculino brasileiro, exportando produtos e marcas para todo o território nacional e internacional.


Atualmente, além do café, também ganham destaque na produção rural de nossa cidade, o leite e a cana de açúcar e no ramo industrial, as indústrias de confecções, de fundição, de jóias e lapidação de diamantes, metalúrgicas, de alimentação, de cosméticos, de móveis, etc.


Quem vem a Franca logo percebe um clima diferente no ar. É claro que há propagandas, comentários nas ruas, times e campinhos de futebol, porém o que ganha mesmo destaque nas rodinhas de conversa é o basquete. É a forma de marcação e de ataque, é o modo como se marcou zona ou individual no jogo de ontem, como se saiu a arbitragem e os jogadores. “Aquele menino tem futuro”, logo diz alguém.


Temos um povo que respira basquete; muito mais que isso... entende de basquete, suas regras, jogadas, jogadores, características de cada um. Sabe opinar e reclamar, sugerir e aplaudir. Sabe torcer, perder e vencer.


Somos uma cidade diferente das demais. Em qualquer lugar que se vá: nos bares, nos restaurantes, nas escolas, nas ruas, nas praças - todos se envolvem com o basquete. Nas ruas, há centenas de tabelas espalhadas, que variam desde modelos sofisticados até as domésticas, sem falar nas lixeiras em forma de tabela com aro. Quando alguém joga um papel, não está contribuindo apenas para a limpeza da cidade, mas também marca seu ponto, sua cesta.


Franca tem uma história única no basquete.


newsletter

Receba nossas novidades por email.
Cadastre-se.