Voltar para Página Inicial

Sobre

titulo_oclube

titulo_sobre

O FRANCA BASQUETEBOL CLUBE

imagem_logo_FBC

Alicerçado em uma história de 50 anos ininterruptos de participações nacionais e internacionais, conquistando centena de títulos, o Franca Basquetebol é conhecido como o clube de basquete mais tradicional do Brasil. Mantendo uma estrutura ideológica baseada em princípios e ideais esportivos, iniciou-se em maio em 1959 e segue um trajetória de sucesso até os dias de hoje.

O Clube é famoso em todo o país pela unidade de planejamento e esforço conjunto de seus treinadores e diretores, através da realização de um competente trabalho de base formando todos os anos vários jogadores de alto nível, presentes nas principais equipes da modalidade. Grandes personalidades do esporte já passaram pela cidade de Franca, desde o lendário treinador Pedro Morilla Fuentes, mais conhecido como Pedroca, até o ex-técnico da Seleção Brasileira, Lula Ferreira, atual comandante do time francano.

Franca é considerada a Capital do Basquete do Brasil devido aos fortes vínculos da cidade com o esporte e a tradição do time presente no município. Aqui, o basquete é visto diferente, é sentido e vivido de forma intensa pela população e jogadores. Franca é uma cidade que respira basquete e o Franca Basquetebol Clube é a tradução do amor de uma cidade por uma equipe.imagem_disputadebola

NOSSO DIFERENCIAL

Extrapolando os limites da quadra e envolvendo toda a comunidade, a equipe recebe e absorve uma força maior, uma energia a mais, as quais se manifestam na garra, vibração e dedicação dos jogadores. Há algo a mais na equipe de Franca. Sua mística é envolvente e contagiante. É uma simpatia especial, que parece conter sentimentos de cidadania exercida pelos jogadores dentro da quadra, fazendo com que não vejam limites para os seus esforços.

Há algo a mais na equipe de Franca. Seus protagonistas-jogadores, técnicos, dirigentes e torcedores emocionam-se, quando contam a história do cestobol francano: as primeiras equipes, os primeiros ídolos e conquistas. Há tradição, memória e respeito por tudo aquilo que Franca já fez pelo basquetebol.

Há algo a mais em Franca. Há dirigentes que não procuram a notoriedade pública, mas que se dedicam à manutenção da equipe. São verdadeiros promotores do esporte, que procuram, fora das quadras, o engrandecimento do nome esportivo da cidade.

Franca possui tradição. Há uma maneira própria de ver, sentir, amar e jogar o basquetebol.

Franca não possui simplesmente um basquetebol de clube ou um grupo de bons jogadores patrocinados por uma empresa. É muito mais do que isso – é uma comunidade, um povo. É orgulho e paixão de uma cidade inteira. Aqui há uma filosofia e um estilo próprio de jogo, caracterizando o basquetebol francano como único na forma de marcação e contra-ataque.

Tudo isso faz com que Franca possua um basquetebol grande e vigoroso, que dificilmente será alcançado por qualquer outra equipe nacional.

Filosofia do Prof. Pedroca: “Não me dirigi à Franca para fazer o fantástico basquetebol. Não foi esta a minha intenção básica. Sempre fui cético em termos de usar o esporte e o lazer organizado e dirigido como um meio social e formação, humanização e educação das crianças jovens.

Apresento-me como um educador, um humanista e quase um político que acredita que o esporte pode realmente contribuir para a sociedade brasileira, para a formação das pessoas e para a melhor qualidade de vida de nosso povo.”