Voltar para Página Inicial

Social

titulo_oclube

titulo_social

O basquete está enraizado como símbolo da cidade, é parte integrante de nossa cultura. Ele está impregnado no coração do francano. Desde muito cedo os pais começam a passar para os filhos sua paixão por esse esporte fascinante. O colunista Melchinades Filhos, da Folha de São Paulo, considera Franca como a única cidade do país em que o basquete é o esporte mais popular. Para o jornalista a maior importância de um local como Franca é que não importa o que ocorra com o esporte nacional, o basquete sempre terá um refúgio no país.
Essa tradição, naturalmente, não foi conquistada da noite para o dia, mas ao longo de mais de 40 anos de sonhos, lutas e inúmeros títulos. Franca é a equipe brasileira com o maior número de conquistas: são 261 títulos, sendo os mais importantes nove paulistas, onze brasileiros, seis sul-americanos, quatro panamericanos e dois vice-campeonatos mundiais. Somos líderes disparados no Ranking da CBB, com 50% a mais de pontos que o Flamengo, o segundo colocado.

MISSÃO
Acreditando que o esporte oferece uma gama de oportunidades para que a criança possa se expressar realmente sua verdadeira personalidade, o Franca Basquete em parceira com a Prefeitura Municipal e com a ASPA (Associação de Pais e Amigos do Franca Basquetebol Clube), vem estimulado um enorme contingente de crianças e adolescentes a descobrir e externar o que tem de melhor. A formação do caráter se processa na infância. Os hábitos uma vez incorporados à personalidade como valores sejam eles morais, éticos ou físicos passam a acompanhar o individuo por toda sua vida, e o Esporte tem a grandeza de colocar no caminho de todos, o respeito, a lealdade, o companheirismo, os limites e as regras em seu sentido mais amplo. De forma resumida o Franca Basquetebol Clube tem usado o esporte como um instrumento de mobilização, integração, formação e Inclusão social.

ESCOLINHAS DE INICIALIZAÇÃO
O Franca Basquetebol Clube em parceria com a Prefeitura Municipal mantém um projeto que atende hoje mais de 500 crianças na faixa etária entre 7 e 14 anos, em 8 núcleos espalhados pela cidade onde essas crianças são trabalhadas de forma integral, pois, além dos treinos, onde elas aprendem os fundamentos do Basqute, a elas também se ensina noções de higiene, prevenções de drogas, respeito, cidadania, etc.
Nosso desafio é fazer a criança entender que não basta utilizar sua habilidade física e técnica, pois faz-se necessário que essas habilidades sejam alcançadas através da sedimentação e do aperfeiçoamento dos valores morais, formativos de caráter e fudamentais ao relacinamento social.
O projeto contempla também atividades extras como passeios, excursões de lazer, campeonatos entre as várias escolinhas em forma de Festivais. Todas essas atividades são realmente prazerosas para a criançada, mas nada se compara á emoção das visitas aos treinos e jogos do Franca Basquete onde se tem a oportunidade de estreitar o relacionamento com seus ídolos, que despertam nessas crianças a importância da prática esportiva, da disciplina e do caráter.

OBJETIVOS
Essa parte do projeto não tem como objetivo principal a competição, mas a formação do homem antes do atleta, e a iniciação dessas crianças no “mundo” do basquete. Todos os fundamentos desse esporte (condução da bola, drible, passe, arremesso, jump, príncipios básicos de defesa, etc.) são trabalhados por professores especializados duas vezes por semana, após seu horário escolar.
Mesmo tendo por objetivo principal a iniciação ao Basquete, tem-se notado que essas escolinhas tem se tornado verdadeiras “peneiras” para a ASPA, pois naturalmente os melhores talentos são “garimpados” e aí sim se cria a possibilidade dessas crianças usarem o esporte como meio de inclusão social, pois a partir do momento em que passam a fazer parte dos quadros da ASPA, a competição passa a fazer parte do seu dia a dia, e a partir desse ponto muda-se de perspectiva, pois o referencial e o espelho de todo atleta da ASPA é sonhar em vestir a camisa e jogar no time adulto do Franca Basquetebol Clube.

ASPA
Atua nas áreas da COMPETIÇÃO E CIDADANIA

COMPETIÇÃO
A ASPA – Associação de Pais e Amigos do Franca Basquetebol Clube, é uma associação sem fins lucrativos e que sobrevive através de rendas conseguidas com colaborações, parcerias, patrocínios e promoções.
Conta com estatuto registrado, diretoria formada, conselho fiscal, assistência médica/ odontológica, departamento técnico, eventos sociais, departamento jurídico e equipe de apoio.
Foi criada em 04 de Outubro de 1.998 e tem como objetivos formar e revelar atletas para que no futuro, possam integrar a equipe principal de nossa cidade, e também investir na formação moral, social e educacional das crianças e adolescentes que integram suas equipes.

Objetivos:

1. Promover o desenvolvimento e a integração da criança e do jovem em nossa comunidade, tornando-os acima de tudo, bons cidadãos.

2. Formar, promover e estimular equipes ou categorias de bases competitivas.

3. Formação e revelação de atletas, para que no futuro possam integrar a equipe principal de nossa cidade.

Equipes/Categorias:
Com um trabalho de competição forte, a ASPA gerencia 07 categorias, num total de 136 atletas com idade entre 11 (onze) e 17 anos, com seus técnicos e atletas dando exemplos positivos dentro e fora das quadras. Todas credenciadas e federadas na Federação Paulista de Basquetebol.

CIDADANIA
A ASPA também atua na área de responsabilidade social, com a execução do Projeto “BASQUETE EDUCAÇÃO”, que é apresentado duas vezes ao mês, e visa levar a milhares de crianças, jovens e adolescentes, atividades, informação, cultura, esporte e lazer para alunos das escolas públicas de Franca e região, mostrando exemplos positivos que despertem o interesse à prática esportiva e ter uma vida saudável, longe das drogas e da violência. É o princípio da disseminação das práticas através do exemplo. A formação de bons cidadãos que exercem a cidadana é um dos eixos da filosofia de trabalho da ASPA. Com o projeto social (PROJETO BASQUETE EDUCAÇÃO), iniciado em 2001, já foram visitadas até o momento, 37 (trinta e sete) escolas da rede pública de Franca e Região, com público total de mais de 20.000 (vinte mil) alunos participantes.

A ASPA, está consolidada pelo trabalho sério que exerce, com o apoio de diversos segmentos da comunidade.

PROJETO BASQUETE EDUCAÇÃO
O projeto ” BASQUETE EDUCAÇÃO”, é uma iniciativa da ASPA, na área de responsabilidade social, e está fundamentado em duas áreas distintas, a área de competição e a cidadania/educação e comunidade, onde a competição é coordenada pela ASPA, e o Instituto Pró – Criança (Órgão ligado ao Sindicato da Indústria de Franca), dá subsídios para a participação e desenvolvimento de atividades em escolas. O Projeto “BASQUETE EDUCAÇÃO”, UM ESPETÁCULO DE EXEMPLOS DE ESFORÇO E DISCIPLINA, consiste em que o esporte deve e pode ser entendido, visto e praticado como exercício de cidadania, com seus técnicos e jogadores conscientes e motivados a serem exemplos, dentro e fora da quadra, para centenas de milhares de crianças e jovens que necessitam de exemplos de vida que lhe despertem para importância da saúde, disciplina, prática esportiva e estudo.
O Projeto é apresentado nas quadras das escolas públicas de Franca e região, e consiste de apresentações tipo Ballet, Jazz, etc. Participação especial da APAE, e palestras sobre drogas, violência, saúde, etc. Concurso e premiação das melhores redações acerca do projeto, etc. O grande objetivo do projeto é colocar o basquetebol, enquanto atividades esportivas, a serviço da formação integral de crianças e jovens, notadamente garantindo-lhes condições favoráveis de motivação à saúde, disciplina e esforço. O Projeto já realizou 36 (trinta e seis) apresentações em escolas da rede pública de Franca e Região, atingindo um público de mais de 20.000 (vinte mil) alunos da faixa etária de 8 (oito) a 14 (quatorze) anos, que tiveram a oportunidade de participar da interação entre a competição e a educação, sempre levando alguma mensagem para aquelas crianças.

 

ATIVIDADES
– Apresentação do evento “Esforço e Disciplina – Um Espetáculo de Exemplos” em 24 escolas, objetivando atingir um total de 12.000 jovens e crianças da rede de ensino de Franca e região.
– Realização do “Torneio Inter-Escolas” com apoio e participação da Coordenadoria de Esportes da Prefeitura Municipal e da Diretoria Regional de Ensino de Franca.
– Inauguração de Escolinhas de Basquetebol nos bairros com o apoio da Coordenadoria de Esportes da Prefeitura Municipal.
– Elaboração de programa de incentivo ao gosto pelo basquetebol francano, com distribuição de credenciais aos alunos que participam do Projeto, para que possam assistir aos jogos no Ginásio Pedrocão em competições da categoria “adulto”.

titulo_algumascampanhas

2007 – A APAE Franca lançou, em 20/07/07, a Campanha Sorria Para a Vida. Trata-se de um vídeo de 30 segundos, filmado na sede da APAE, que teve por objetivo mostrar todas as áreas de atendimento oferecido pela entidade, bem como despertar no telespectador o interesse em conhecer nosso trabalho. Hélio Rubens e Helinho participaram da Campanha.

 

Abril e Julho de 2008 – Presença dos atletas e comissão técnica na Fundação Casa “Dom Helder Câmara”, possibilitando aos adolescentes conhecerem o esporte e sua trajetória, além da participação de Helinho na Gincana Olímpica Pedagógica, na condição de atleta entrevistado e pa;estra motivacional.

 

Agosto de 2008 – Oficina de esporte/educação com os alunos da E.M.E.B Prof. Florestan Fernandes, Jd Vera Cruz. Visita ao Poli para assistir ao treino do Vivo/ Franca Basquete e conhecer as dependências do Pedrocão. Presença dos atletas e Hélio Rubens Garcia na inauguração da quadra desta escola.

 

Setembro de 2008 – Hélio Rubens e Helinho em trabalho de responsabilidade social junto à Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto/ Núcleo de Hemoterapia de Franca na conscientização da comunidade escolar para a importância da doação de sangue.

 

Outubro de 2008 – Franca Basquetebol Clube – reconhecimento de “Utilidade Pública Municipal”.